Quando um posto recebe uma nova carga de combustíveis, é preciso muita atenção e profissionalismo, afinal, trata-se de um dos momentos mais delicados dentro dos processos adotados neste ramo de negócios.
Mais e mais, e de modo acelerado, tecnologia e mobilidade vêm sendo incorporadas ao nosso dia a dia, trazendo facilidades, agilidade, segurança e precisão a todos os setores e atividades. Há poucas décadas compras on-line, pagamentos pelo celular, inteligência artificial e conversas com robôs figuravam apenas em obras de ficção, enquanto hoje, mundialmente, são práticas presentes no nosso cotidiano e as novas gerações sequer conseguem imaginar que no passado - bem recente - nada disso existia.
Não há uma resposta única para essa pergunta. A avaliação precisa ser feita caso a caso. O novo RTM, regulamento técnico metrológico elaborado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que entrou em vigor em 1º de junho deste ano, trouxe uma série de mudanças nas normas a serem obedecidas pelos fabricantes na produção de bombas medidoras de combustíveis. Seu principal objetivo é impedir as fraudes metrológicas, como a da “bomba baixa”, que lesa o consumidor.
Mais conhecido como novo RTM, esse regulamento técnico metrológico elaborado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que entrou em vigor em 1º de junho deste ano, nada mais é do que um conjunto atualizado de normas a serem obedecidas pelos fabricantes de bombas medidoras de combustíveis na produção de seus equipamentos. Ele prevê uma série de alterações técnicas que visam impedir fraudes metrológicas, como a conhecida “bomba baixa”, em que o consumidor paga além do que efetivamente deve pelo combustível, pois o volume colocado no tanque do seu veículo é inferior ao que mostra a bomba.
Você sabia que o diesel corresponde a cerca de 40% dos custos operacionais de uma frota, e que seu preço já subiu quase 28% só nesses primeiros meses de 2021? E que ainda existem perspectivas de aumentar mais 7% no ano, segundo as previsões mais otimistas, e mesmo levando em conta possíveis mudanças na tributação? Assim, falhas na gestão do produto aumentam significativamente o custo do negócio, minando a competitividade da empresa e, consequentemente, sua lucratividade.
Uma preocupação comum do motorista na hora de abastecer seu veículo é a possibilidade de fraude. A adulteração de combustível é uma prática bastante conhecida e que preocupa o consumidor. Contudo, hoje são as bombas adulteradas que mais causam dor de cabeça a quem quer encher o tanque.
A manutenção de bombas de combustível é indispensável para o bom funcionamento dos postos. Nesse processo é possível otimizar operações, evitar desperdícios de combustível e também impedir que falhas ocorram nos equipamentos. As empresas que não estiverem regularizadas ou que não conservarem o estabelecimento cujas bombas apresentam falhas frequentes cujas bom, estão sujeitas a perder espaço para concorrentes.
Medidas podem ser tomadas para evitar prejuízos durante o descarregamento. Por meio dos contratos com fornecedores de combustível e sistemas automatizados, os postos conseguem agir com segurança, amenizando perdas e outros riscos relacionados ao estoque.
A Gilbarco Veeder-Root oferece a mais alta tecnologia em soluções de medição e monitoramento. Com recursos especialmente projetados, a marca conquistou sua reputação trabalhando com sistemas que oferecem segurança, controle e o máximo de precisão para o gerenciamento de postos de combustíveis e outros estabelecimentos industriais.
Copyright © Gilbarco Veeder-Root Company.
All rights reserved. Unauthorized duplication prohibited.
Alameda Caiapós, 173 Tamboré Barueri SP
Brasil, 06460-110