All Posts

Saiba porque a reconciliação evita prejuízo no seu posto de combustível

Assegurar que a empresa tenha um estoque atualizado é a melhor forma de ter controle sobre o volume que entra e sai de combustível. É por meio da reconciliação de inventário que conseguimos identificar se um posto está sofrendo variações como o vazamento nos tanques, desvio de mercadorias e perda nas entregas. Com ela ainda é possível gerenciar as atividades das organizações impedindo que esses problemas se intensifiquem e que a perda de dinheiro sem reconciliação prejudique a lucratividade.

Quer saber como evitar prejuízos e qual é o sistema capaz de realizar a gestão do posto com reconciliação? Continue lendo esse post!

Posso evitar prejuízos com a reconciliação de inventário?

Nenhum empresário gostaria de ver o seu patrimônio sendo “desperdiçado”. No entanto, a falta de informativos confiáveis sobre os estoques e operações, da entrega até a retirada de combustível, vêm sendo responsável por gerar situações desfavoráveis, perdas de dinheiro e uma má gestão sobre os negócios.

Para evitar que esses erros se tornem frequentes, as empresas têm usado a reconciliação como solução para gestão financeira das suas organizações. Quando esse sistema de gerenciamento é implantado, os postos passam a ter controle sobre o volume do seu estoque, a quantidade exata de mercadorias que foram vendidas e as prováveis falhas que podem acarretar em perdas. Então sim, a reconciliação evita prejuízos e é uma necessidade para todos aqueles que esperam manter sua marca firme no mercado.

Os riscos que podem ser evitados com a reconciliação de inventário

Um problema que acarreta em prejuízos complexos para as empresas está relacionado ao vazamento de combustível. Ano passado o portal G1 publicou em sua página um caso desses, quando um vazamento de gasolina em Uberlândia acabou atingindo a rede pluvial da cidade, prejudicando moradores e o meio ambiente. Após lermos a reportagem, fica claro que essa era uma situação que poderia ter sido contida caso o estabelecimento tivesse realizado o monitoramento dos tanques e bombas.

Para evitar que esses escoamentos sejam frequentes, a reconciliação, com base em relatórios confiáveis, permite ao dono acompanhar em tempo real a existência de perdas de combustível, possibilitando assim uma tomada de decisão mais rápida para impedir qualquer cenário arriscado. Nesse caso a reconciliação evita prejuízo, impedindo que a empresa tenha de arcar com penalidades altíssimas quanto aos impactos ao meio ambiente. Sem ameaças do combustível atingir os lençóis freáticos, o posto fica seguro e tranquilo para desempenhar suas atividades sem preocupação.

Além disso, a reconciliação de inventário impede também que desvios e fraudes sejam realizadas durante a movimentação das bombas. Essa precaução ajuda o empresário a ter acesso aos informativos sobre as mercadorias, alertando qualquer atividade incomum que pode vir a interferir no orçamento e no inventário da sua empresa. Dessa forma, a gestão do posto com reconciliação consegue evitar prejuízos maiores e que podem ser mensurados de curto até longo prazo.

Outro problema sério e que merece total atenção diz respeito a adulteração de combustível. Em alguns casos já exibidos pela imprensa, como a Operação Estanque, vemos que isso têm se tornado um problema frequente, possível e que pode acabar acarretando em prejuízos imensuráveis para os empresários. 

Com a substituição de combustível por água, por exemplo, muitos postos podem receber mercadorias adulteradas sem sequer ter conhecimento disso. Esse é um problema que não só prejudica a reputação da marca no mercado como também pode interferir negativamente a qualidade dos produtos direcionados ao consumidor.

Esse é um risco que não se pode correr, certo?

Com a reconciliação de inventário, é possível identificar os erros no ato exato da entrega, evitando assim que sua empresa tenha de arcar com imprevistos desnecessários, penalidades extremas e a compensação paga por um produto corrompido e de baixa qualidade. 

Como fazer a reconciliação de inventário

Usar a reconciliação como solução para gestão financeira é importante e pode ser realizada por meio de um sistema de medição eletrônico. Com essa ferramenta, a reconciliação de inventário permite ao gestor informativos relevantes e precisos quanto ao volume do seu estoque e sobre a movimentação das bombas. 

Mais confiável que o cálculo manual (feita com régua), o sistema de medição eletrônico evita que os recursos da empresa sejam desperdiçados por conta de uma avaliação ineficiente, permitindo ao gestor a disponibilidade de tempo para se investir em demais setores. Além disso, o sistema permite que na reconciliação seja passado também a confiabilidade das informações, melhorando a tomada de decisões e impedindo que haja a manipulação dos dados. 

Isso permite que a sua empresa consiga ter um melhor gerenciamento sobre a quantidade de produtos em estoque, garantindo uma melhor gestão sobre as operações e beneficiando a rentabilidade dos seus negócios.

Precisa de um sistema que ajuda você na reconciliação de inventário da sua empresa? Veja as soluções que preparamos para você.

 

Postagens Relacionadas

Prorrogação do prazo para instalação do Sistema de Recuperação de Vapores

A Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego nº 1.146 de julho de 2024, alterou o cronograma de instalação dos Sistemas de Recuperação de Vapores (SRV) em postos de combustíveis. O objetivo dessa medida é reduzir a emissão de vapores nocivos, como o benzeno, durante o processo de abastecimento, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os frentistas e outros profissionais do setor.

Mais uma participação de sucesso da Gilbarco Veeder-Root na ExpoPostos 2024

Nossa presença na ExpoPostos 2024 foi marcada por mais um êxito, consolidando nossa posição no maior evento do setor de combustíveis e lojas de conveniência da América Latina. Durante os três dias de evento, recebemos um público interessado e engajado, atraído pelas inovações que apresentamos para otimizar as operações de postos de combustíveis.

A Nova Resolução ANP 968/24 e como podemos ajudar seu posto

Se você é gestor ou proprietário de postos de combustíveis, que comercializa diesel, e está se perguntando o que mudou com a nova Resolução ANP 968/24, está no lugar certo. Vamos explicar de forma simples e direta o que é essa resolução, quais são as suas exigências e como os sistemas de medição e monitoramento podem facilitar a sua vida.