All Posts

Melhore a operação do posto com o monitoramento preciso do combustível

Um posto que conta com um sistema de medição de tanques  de combustível impreciso coloca em risco toda sua operação. Isso ocorre porque o único controle que se tem, quando não há o uso de um sistema automatizado de posto, é a seta do caminhão. Diante deste cenário, infelizmente, temos uma série de relatos de descarga de combustível que não são realizadas de maneira honesta, o que acaba impossibilitando um gerenciamento eficiente.

Ao não conseguir planejar a descarga corretamente, o proprietário do posto está automaticamente correndo o risco de perder estoque e ficar sem o produto disponível.

Desta forma, a margem de erro no processo de medição  de combustível afeta diretamente a operação do posto, impactando o fluxo de compra e venda do produto. Vale lembrar que estoque é dinheiro.

Invista em um sistema automatizado de posto

Uma estratégia que vem sendo adotada por muitos postos para tornar mais eficiente o monitoramento de combustível é o uso de um sistema automatizado.

O módulo de reconciliação, por exemplo, é uma função disponível em alguns sistemas de medição de tanques que mostra a diferença de combustível que se tem no final do dia, ao cruzar os dados de venda e entrega com o estoque atual.

Essa solução é um complemento importante do LMC (livro de movimentação de combustível). Veja mais sobre esse assunto neste post.

Trata-se de uma ferramenta de gestão que tem a capacidade de avaliar as variações de combustíveis, por turno ou por horas, por exemplo. Assim, o dono do posto de combustível passa a fazer a gestão do desempenho da operação na hora que ele quiser e com a possibilidade de ter acesso rápidos às informações e tomar decisões assertivamente e sem perder tempo.

Por exemplo, se ao acessar a ferramenta, ele notar que teve uma variação de 100 litros no dia, enquanto a média diária é de 3 litros, ele pode analisar imediatamente o que provocou essa discrepância e tomar uma decisão e acordo com o problema, como a bomba fora do ar, falta de calibração ou descarga adequada.

Essa ferramenta é fundamental para mostrar se o sistema está equilibrado e medindo bem. Outra vantagem é que você pode programar o equipamento para gerar um alerta quando tiver uma grande alteração de combustível, o que permite uma gestão muito mais precisa, assertiva e que pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer momento.

O controle manual de combustível por ser uma perigosa armadilha para a saúde financeira do seu posto. Pense nisso e busque uma solução que traga precisão no sistema de medição e monitoramento do seu estabelecimento.

 

Postagens Relacionadas

Prorrogação do prazo para instalação do Sistema de Recuperação de Vapores

A Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego nº 1.146 de julho de 2024, alterou o cronograma de instalação dos Sistemas de Recuperação de Vapores (SRV) em postos de combustíveis. O objetivo dessa medida é reduzir a emissão de vapores nocivos, como o benzeno, durante o processo de abastecimento, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os frentistas e outros profissionais do setor.

Mais uma participação de sucesso da Gilbarco Veeder-Root na ExpoPostos 2024

Nossa presença na ExpoPostos 2024 foi marcada por mais um êxito, consolidando nossa posição no maior evento do setor de combustíveis e lojas de conveniência da América Latina. Durante os três dias de evento, recebemos um público interessado e engajado, atraído pelas inovações que apresentamos para otimizar as operações de postos de combustíveis.

A Nova Resolução ANP 968/24 e como podemos ajudar seu posto

Se você é gestor ou proprietário de postos de combustíveis, que comercializa diesel, e está se perguntando o que mudou com a nova Resolução ANP 968/24, está no lugar certo. Vamos explicar de forma simples e direta o que é essa resolução, quais são as suas exigências e como os sistemas de medição e monitoramento podem facilitar a sua vida.