All Posts

Mapa do risco ambiental do seu posto: entenda onde pode estar o problema e saiba como prevenir vazamentos de combustível

eservatórios de gasolina, álcool e diesel são fabricados com materiais resistentes. Mesmo assim, eles sofrem desgaste pelo uso e podem apresentar vazamentos que prejudicam o meio ambiente, além de colocar em risco os funcionários do posto e as pessoas que moram na região.

anques com mais de 10 anos de uso requerem maior atenção, mas mesmo os sistemas de armazenamento mais novos estão sujeitos a defeitos que levam a perda de produto a podem causar danos ao meio ambiente.

Esse infográfico traz informações relevantes para que você saiba como prevenir vazamento de combustível e evitar prejuízos.

Entenda o risco ambiental do seu posto

Os combustíveis são líquidos inflamáveis e contém substâncias tóxicas que podem afetar a saúde e a segurança das pessoas que estejam expostas a eles.

Quando entram em contato com o solo, esses combustíveis contaminam a terra, que se torna improdutiva, e podem atingir os lençóis freáticos, colocando em perigo toda a rede fluvial e inabilitando a água para consumo humano.

Derivados de petróleo como gasolina e diesel contém em sua fórmulaformula hidrocarbonetos e benzenos, que são altamente prejudiciais à saúde e podem causar doenças no aparelho respiratório, pele e olhos.

Em casos mais graves, o contato com esses líquidos pode levar ao câncer.

Fuja das multas e dos altos custos com reparação ambiental

Vale lembrar que oderramamento de combustíveis é enquadrado como crime ambiental e diversas leis municipais, estaduais e federais preveem multas pesadas para quem polui o meio ambiente.

Dependendo da extensão do problema, o posto pode ter as operações interrompidas ou embargadas definitivamente.

A análise precisa do seu estoque é sinônimo de segurança para o seu negócio

O monitoramento ambiental é uma das medidas que asseguram ao administrador de um posto de gasolina a possibilidade de prevenir acidentes. O correto gerenciamento de estoque realizado por equipamento de medição eletrônica através da Reconciliação Automática de Inventário, ajuda a identificar possíveis vazamentos facilitando a tomada de decisões de forma preventiva.

Plataformas automatizadas de análise permitem avaliar em tempo real as condições dos equipamentos e perceber diferenças nos níveis de combustível nos tanques.

Se você detectar qualquer anormalidade nos níveis do seu estoque, a possibilidade de vazamento é grande. É necessário tomar medidas urgentes:

  1. Informar aos órgãos competentes, como Ibama e defesa civil
  2. Realizar reparos ou a troca do equipamento
  3. Fazer a reparação ambiental
  4. Identificar e assistir as pessoas afetadas

A segurança do seu negócio na palma da mão

Quando você implanta um sistema de medição de tanques e monitoramento ambiental, passa a contar a todo momento com informações precisas sobre a operação do seu posto, não ficando somente restrito a operação dos sensores, mas dispõe de informações mais amplas como a entrada do combustível nos reservatórios até a saída pelas bombas.

Na tela do computador, do tablet ou, até mesmo do celular, você tem acesso a relatórios detalhados sobre a movimentação dos seus produtos e ganha eficiência para analisar eventuais divergências no volume do estoque, com dados confiáveis que podem ser cruzados e comparados para uma aferição fiel e em tempo real do conteúdo dos tanques.

Além disso, é possível programar alertas que são enviados ao administrador do posto a qualquer sinal de problemas.

Pergunte à Gilbarco Veeder Root como otimizar o gerenciamento do seu inventário e o controle da operação. Somos líderes na oferta de soluções para gestão de postos de combustível, reduzindo riscos e aumentando a lucratividade.

 

 

Postagens Relacionadas

TLS Express: a solução acessível para monitoramento de estoque de combustível no seu posto

Para quem gerencia postos de combustíveis, manter o controle preciso dos estoques é essencial. Pensando nisso, a Gilbarco Veeder-Root apresenta o TLS Express, uma solução acessível e eficiente para o monitoramento de combustíveis, criada para facilitar a rotina de pequenos e médios postos que antes não conseguiam acessar tecnologias mais avançadas devido aos altos custos.

Prorrogação do prazo para instalação do Sistema de Recuperação de Vapores

A Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego nº 1.146 de julho de 2024, alterou o cronograma de instalação dos Sistemas de Recuperação de Vapores (SRV) em postos de combustíveis. O objetivo dessa medida é reduzir a emissão de vapores nocivos, como o benzeno, durante o processo de abastecimento, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os frentistas e outros profissionais do setor.

Mais uma participação de sucesso da Gilbarco Veeder-Root na ExpoPostos 2024

Nossa presença na ExpoPostos 2024 foi marcada por mais um êxito, consolidando nossa posição no maior evento do setor de combustíveis e lojas de conveniência da América Latina. Durante os três dias de evento, recebemos um público interessado e engajado, atraído pelas inovações que apresentamos para otimizar as operações de postos de combustíveis.