Se você assumiu há pouco tempo a gestão de um posto de combustível é possível que já tenha notado que o segmento requer uma série de cuidados para garantir a saúde financeira do estabelecimento (e também dos funcionários).
Quando falamos de gestão, um desses cuidados é o LMC – livro de registro de movimentação de combustível .De acordo com a ANP (Agência Nacional de Petróleo), o LMC é obrigatório e controlando a movimentação de combustível prevenindo o desvio de produtos. Além de ser fundamental para a gestão de estoque.
Por que o LMC é importante?
O livro de registro de movimentação de combustível, quando preenchido corretamente, é fundamental para apontar ao dono do posto as diferenças entre o estoque existente e o estoque calculado.
Caso seja identificada alguma diferença, o proprietário deve estipular uma ação para verificar o que está acontecendo como, por exemplo, checar se há bombas descalibradas, vazamentos, problemas de descarga de combustíveis e até mesmo furto.
Gestão automatizada e assertiva
O preenchimento do LMC é o primeiro passo para uma gestão confiável do estoque de combustível. Diante disso, é preciso aprimorar o controle. Não é raro encontrar postos que ainda fazem essa gestão sem cuidado e anotam os valores da medição de combustível em papéis avulsos, por exemplo.
Esse tipo de atitude pode comprometer a eficácia do controle, já que o operador responsável pode perder o papel ou mesmo manipular os dados.
É por isso que alguns postos já estão inserindo o LMC dentro de um sistema automatizado de medição de combustível que, entre outras funções, faz o cálculo de LMC ao final de cada dia.
Como esse sistema está diretamente ligado às bombas, ele faz esse controle automaticamente e todos os dias, sem a necessidade de intervenção humana, o que reduz a chance de erros e de fraudes.
Quando o processo é feito manualmente, dificilmente, o proprietário do posto de combustível acompanha a medição. Isso pode dar margem para a manipulação dos dados.
Portanto, o controle feito em papel, embora ainda muito usado, acaba se tornando ineficaz, pois os dados podem não ser necessariamente verdadeiros.
Para tornar o LMC do seu posto de combustível mais confiável e usá-lo como uma poderosa ferramenta de gestão de estoque, automatize esse processo. Isso vai fazer toda a diferença no controle final e ajudá-lo a reduzir custos, além de melhorar a eficiência operacional.