All Posts

O que você precisa saber sobre contratação de funcionários

 A estruturação da equipe do posto de combustível é uma fase importante da gestão do estabelecimento. Além da necessidade de buscar profissionais preparados, comprometidos e íntegros, o proprietário do posto deve estar atento às exigências da CLT. e da Convenção Trabalhista firmado com os Sindicatos do segmento. Por isso, antes de tudo é preciso desenhar a composição da equipe. Além da contratação de frentistas, também devem ser mapeados os profissionais que serão responsáveis pela troca de óleo, lavagem dos veículos, atendimento no caixa e na loja de conveniência, caso tenha no seu estabelecimento.

De acordo com o regime de contratação de frentistas, todos os funcionários do posto de combustível devem usar uniformes e os EPIs (equipamentos de proteção individual).

Por dentro das exigências da lei

Outro ponto importante que deve ser planejado pelo proprietário do posto de combustível é a remuneração da equipe.

Além do pagamento do piso salarial e demais direitos trabalhistas como férias, hora extra, adicional noturno e 13º salário, o empregador deve ficar atento ao adicional de periculosidade.

Conforme entendimento do Tribunal Superior do Trabalho¹:, o empregado que opera bombas de combustível tem direito ao adicional de periculosidade, no valor correspondente a 30% do salário-base, lembrando que nenhum equipamento de proteção elimina o direito ao adicional de periculosidade.

Em relação à insalubridade, o uso eficaz de equipamentos de proteção (capaz de neutralizar os riscos) elimina o direito ao adicional de insalubridade. Para receber o adicional de insalubridade, o empregado precisa comprovar através de laudo pericial que está exposto a agentes nocivos em concentração acima dos limites estabelecidos pela NR-15.

Também é importante salientar que os funcionários que ficam nas lojas de conveniência num raio de risco de 1,5m a 52,5m, em proporção a capacidade dos tanques de combustível, deverão perceber o adicional de periculosidade por ser área de risco, conforme NR20, tabela A.

Modelo de contratação de frentistas

Na hora de planejar a quantidade necessária de funcionários, o ideal é que seja considerado um frentista para cada bomba e que esse possa atender dois carros por vez.

Alguns postos trabalham com dois frentistas por bombas. São aqueles que aproveitam a presença do cliente para tentar vender um serviço agregado como completar o nível do óleo, colocar um aditivo no radiador ou no reservatório do limpador dos parabrisas.

Os frentistas devem ser contratos no regime CLT e à critério do proprietário do posto, podem ser comissionados de acordo com a venda dos itens.

Portanto, planejar cuidadosamente como será a operação do seu posto é fundamental, pois a maior margem de lucro para o dono do posto vem do cross-selling (prática em que você oferece a clientes existentes produtos complementares àqueles que já foram ou estão a ser adquiridos) ou up-selling (quando oferece aos clientes produtos de maior valor, incentivando-os a gastar mais em retorno de um melhor serviço ou produto).

Invista e treine sua equipe para obter o melhor resultado. 

Fonte¹: http://www3.tst.jus.br/jurisprudencia/Sumulas_com_indice/Sumulas_Ind_1_50.html#SUM-39

Postagens Relacionadas

Solidariedade em Ação | Vontier Cares 2024

Fatalidades exigem reação imediata para reduzir os danos ao ambiente e principalmente às pessoas. Por isto, este ano, adiantamos nosso Vontier Cares, tradicionalmente realizado no mês de outubro de cada ano, para concentrar nossos esforços em favor das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

Conheça e participe da Webinar Academy      By GVR

Estamos lançando a Webinar Academy By GVR, uma iniciativa remota que visa compartilhar conhecimento e apoiar o crescimento dos negócios de nossos clientes e parceiros.

Tecnologia e inovação para proprietários de postos

Entre os dias 7 e 9 de maio, a Gilbarco Veeder-Root esteve presente na Convenção Shell 2024. O evento aconteceu no Hotel Iberostar Praia do Forte, na Bahia, com o tema “Paixão que movimenta o nosso negócio”.