All Posts

Adeus régua! Olá, sistemas de medição eletrônica de estoques

Com a substituição da medição manual, com réguas, do volume dos tanques de combustíveis, por sistemas eletrônicos, os postos de combustíveis ingressam em uma nova era, em que a tecnologia contribui efetivamente para a gestão e resultado do negócio, além de garantir o bem-estar e saúde dos trabalhadores. 

Desde o dia 21 de setembro, sistemas eletrônicos mais modernos e exatos passaram a desempenhar, obrigatoriamente, o papel das antigas réguas na medição dos estoques de combustíveis em todos os postos revendedores do país.

Trata-se de uma determinação do Ministério do Trabalho e Previdência (Portaria MTP nº 427/2021, de 7 de outubro de 2021), que atualizou a Norma Regulamentadora nº 20, sobre segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis (NR-20), no que se refere à exposição ocupacional ao benzeno.

A substância, que está presente na gasolina, é um produto tóxico, que, entre outras enfermidades, pode provocar alguns tipos de câncer. Assim, uma vez que o uso da régua expõe os frentistas diretamente ao produto, a medida – que faz parte de um processo iniciado em 2016 com a Portaria nº 1109 do MTP, que definiu os prazos para a adequação dos postos – procura proteger os trabalhadores desse contato, a exemplo do que já ocorre em outros países.

 

Precisão de dados e gestão eficiente 

Apesar da substituição representar um custo inicial, a amortização pode ser de curto prazo, na medida em que os proprietários de postos comprovem os benefícios adicionais que a mudança proporciona. A começar pelo aumento da segurança ocupacional da equipe e da eliminação dos custos com eventuais indenizações aos colaboradores e ausências por licença médicas.

Mas as vantagens do novo sistema de medição vão muito além, pois influem na preservação ambiental e na eficiência da gestão. Ao oferecer precisão do controle do estoque e, ainda, contínua detecção de vazamentos, com acesso por qualquer dispositivo conectado à internet, equipamentos, como o TLS-450 Plus, da Gilbarco Veeder-Root, possibilitam o saneamento imediato de qualquer escape indevido de combustível, por menor que seja.

Ao assegurar exatidão de dados, sua proteção e armazenamento de longo prazo e permitir o completo gerenciamento do inventário, incluindo entregas e alarmes, a partir de qualquer lugar, os sistemas eletrônicos contribuem para elevar a agilidade e a qualidade da gestão do estabelecimento, impactando positivamente no resultado financeiro do posto.

Além disso, algumas opções disponíveis no mercado possuem estrutura modular, que possibilita sua expansão para acompanhar o desenvolvimento da empresa e/ou eventual alteração na legislação ambiental.

 

Benefícios para redes de postos

Ao avaliar o que o mercado oferece, vale a pena analisar muito bem a relação custo/benefício, também observando outros recursos, como facilidade de instalação e upgrade, obtenção de relatórios personalizados de inspeções ambientais e capacidade de armazenamento de dados.

Sobretudo quando se tratar de rede de postos, é preciso verificar a compatibilidade do equipamento de medição com plataformas de gestão, como a Insite360 da Gilbarco Veeder-Root, que automatizam o gerenciamento global e pormenorizado de cada tanque de combustível, entregando dados críticos em tempo real, em quaisquer dispositivos, antecipando a identificação de problemas, reduzindo desperdício, perdas por evaporação, vazamentos e os custos operacionais associados.

A visão global da movimentação dos estoques individualizados de toda a rede, leva à economia do tempo e do esforço dos gestores e proprietários, oferecendo subsídios confiáveis para a tomada de decisões, além de antecipar riscos com alertas de status e executar, à distância, o diagnóstico de equipamentos.

 

Todo esse avanço mostra os benefícios que a tecnologia pode fazer pelo seu negócio, pelo meio ambiente e pela saúde de quem trabalha com combustíveis. Ou você sente saudades da régua?

 

Mais dúvidas sobre a Portaria MTP nº 427/2021 e sobre o que os equipamentos eletrônicos de medição de tanques e plataformas de monitoramento e gestão de estoques podem fazer pelo seu negócio? Procure a equipe da Gilbarco Veeder-Root. Nossos técnicos estão a sua disposição para esclarecimentos e orientações, sem compromisso.

Postagens Relacionadas

Certificações ISO 14001 e ISO 45001: reforçando nossa Política ESG

As operações da nossa fábrica são, agora, certificadas pelas ISO 14001 e ISO 45001. Essas conquistas representam nosso compromisso contínuo com práticas ambientais responsáveis e padrões rigorosos de segurança ocupacional, alinhados à nossa política ESG (Ambiental, Social e Governança). A certificação ISO 14001, relacionada ao Sistema de Gestão Ambiental, destaca nossos esforços para minimizar os impactos ambientais de nossas operações. Implementamos processos para identificar e melhorar nosso desempenho ambiental, adotando práticas ecoeficientes e buscando reduzir nossa pegada de carbono, o que fortalece nossa dimensão "Ambiental" na estratégia ESG. Além disso, a certificação ISO 45001, centrada em Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, reforça nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossos colaboradores e parceiros. Implementamos medidas para identificar e mitigar riscos ocupacionais, garantindo um ambiente de trabalho seguro, contribuindo assim para a dimensão "Social" da nossa estratégia ESG. Essas certificações refletem nosso compromisso em operar de forma responsável e em conformidade com os mais altos padrões de sustentabilidade e segurança global. Estamos comprometidos em contribuir para um futuro mais sustentável e seguro para todos.

Gilbarco Veeder-Root marca presença no prêmio personalidade do ano da Brasilcom

Bruno Rosa, nosso presidente, representou a Gilbarco Veeder-Root no evento criado pela Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis – BRASILCOM, em 2019, que tem como objetivo homenagear e reconhecer pessoas ou instituições que se destacam em ações para o fortalecimento e desenvolvimento do setor de combustíveis no país.

Solidariedade é o nosso combustível     Vontier Cares 2023

Abastecendo nossa equipe com solidariedade, esse é o espírito do Vontier Cares, projeto de responsabilidade social, voluntariado, disponível para todos os funcionários da companhia, em nível global da corporação a qual pertence a Gilbarco Veeder-Root. Durante o evento os colaboradores são convidados a criar e participar de ações em benefício de suas comunidades.