All Posts

Adeus régua! Olá, sistemas de medição eletrônica de estoques

Com a substituição da medição manual, com réguas, do volume dos tanques de combustíveis, por sistemas eletrônicos, os postos de combustíveis ingressam em uma nova era, em que a tecnologia contribui efetivamente para a gestão e resultado do negócio, além de garantir o bem-estar e saúde dos trabalhadores. 

Desde o dia 21 de setembro, sistemas eletrônicos mais modernos e exatos passaram a desempenhar, obrigatoriamente, o papel das antigas réguas na medição dos estoques de combustíveis em todos os postos revendedores do país.

Trata-se de uma determinação do Ministério do Trabalho e Previdência (Portaria MTP nº 427/2021, de 7 de outubro de 2021), que atualizou a Norma Regulamentadora nº 20, sobre segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis (NR-20), no que se refere à exposição ocupacional ao benzeno.

A substância, que está presente na gasolina, é um produto tóxico, que, entre outras enfermidades, pode provocar alguns tipos de câncer. Assim, uma vez que o uso da régua expõe os frentistas diretamente ao produto, a medida – que faz parte de um processo iniciado em 2016 com a Portaria nº 1109 do MTP, que definiu os prazos para a adequação dos postos – procura proteger os trabalhadores desse contato, a exemplo do que já ocorre em outros países.

 

Precisão de dados e gestão eficiente 

Apesar da substituição representar um custo inicial, a amortização pode ser de curto prazo, na medida em que os proprietários de postos comprovem os benefícios adicionais que a mudança proporciona. A começar pelo aumento da segurança ocupacional da equipe e da eliminação dos custos com eventuais indenizações aos colaboradores e ausências por licença médicas.

Mas as vantagens do novo sistema de medição vão muito além, pois influem na preservação ambiental e na eficiência da gestão. Ao oferecer precisão do controle do estoque e, ainda, contínua detecção de vazamentos, com acesso por qualquer dispositivo conectado à internet, equipamentos, como o TLS-450 Plus, da Gilbarco Veeder-Root, possibilitam o saneamento imediato de qualquer escape indevido de combustível, por menor que seja.

Ao assegurar exatidão de dados, sua proteção e armazenamento de longo prazo e permitir o completo gerenciamento do inventário, incluindo entregas e alarmes, a partir de qualquer lugar, os sistemas eletrônicos contribuem para elevar a agilidade e a qualidade da gestão do estabelecimento, impactando positivamente no resultado financeiro do posto.

Além disso, algumas opções disponíveis no mercado possuem estrutura modular, que possibilita sua expansão para acompanhar o desenvolvimento da empresa e/ou eventual alteração na legislação ambiental.

 

Benefícios para redes de postos

Ao avaliar o que o mercado oferece, vale a pena analisar muito bem a relação custo/benefício, também observando outros recursos, como facilidade de instalação e upgrade, obtenção de relatórios personalizados de inspeções ambientais e capacidade de armazenamento de dados.

Sobretudo quando se tratar de rede de postos, é preciso verificar a compatibilidade do equipamento de medição com plataformas de gestão, como a Insite360 da Gilbarco Veeder-Root, que automatizam o gerenciamento global e pormenorizado de cada tanque de combustível, entregando dados críticos em tempo real, em quaisquer dispositivos, antecipando a identificação de problemas, reduzindo desperdício, perdas por evaporação, vazamentos e os custos operacionais associados.

A visão global da movimentação dos estoques individualizados de toda a rede, leva à economia do tempo e do esforço dos gestores e proprietários, oferecendo subsídios confiáveis para a tomada de decisões, além de antecipar riscos com alertas de status e executar, à distância, o diagnóstico de equipamentos.

 

Todo esse avanço mostra os benefícios que a tecnologia pode fazer pelo seu negócio, pelo meio ambiente e pela saúde de quem trabalha com combustíveis. Ou você sente saudades da régua?

 

Mais dúvidas sobre a Portaria MTP nº 427/2021 e sobre o que os equipamentos eletrônicos de medição de tanques e plataformas de monitoramento e gestão de estoques podem fazer pelo seu negócio? Procure a equipe da Gilbarco Veeder-Root. Nossos técnicos estão a sua disposição para esclarecimentos e orientações, sem compromisso.

Postagens Relacionadas

Prorrogação do prazo para instalação do Sistema de Recuperação de Vapores

A Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego nº 1.146 de julho de 2024, alterou o cronograma de instalação dos Sistemas de Recuperação de Vapores (SRV) em postos de combustíveis. O objetivo dessa medida é reduzir a emissão de vapores nocivos, como o benzeno, durante o processo de abastecimento, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os frentistas e outros profissionais do setor.

Mais uma participação de sucesso da Gilbarco Veeder-Root na ExpoPostos 2024

Nossa presença na ExpoPostos 2024 foi marcada por mais um êxito, consolidando nossa posição no maior evento do setor de combustíveis e lojas de conveniência da América Latina. Durante os três dias de evento, recebemos um público interessado e engajado, atraído pelas inovações que apresentamos para otimizar as operações de postos de combustíveis.

A Nova Resolução ANP 968/24 e como podemos ajudar seu posto

Se você é gestor ou proprietário de postos de combustíveis, que comercializa diesel, e está se perguntando o que mudou com a nova Resolução ANP 968/24, está no lugar certo. Vamos explicar de forma simples e direta o que é essa resolução, quais são as suas exigências e como os sistemas de medição e monitoramento podem facilitar a sua vida.