All Posts

Como adequar o sistema de medição  do seu posto de combustível?

Desde o ano passado, a Secretaria de Estado da Fazenda tornou obrigatória a instalação do Medidor Volumétrico de Combustível (MVC) nos postos de combustíveis de Santa Catarina.

O equipamento é uma iniciativa do fisco catarinense aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e mede em tempo real o volume de combustíveis nos tanques, enviando as informações ao governo e otimizando a gestão administrativa do posto de combustível.

Além de medir e monitorar os vazamentos, um dos mais importantes benefícios do MVC é a capacidade de contribuir de forma significativa com a redução da sonegação de impostos pelo setor.

Segundo a Secretaria do Estado da Fazenda, a sonegação em postos de combustíveis responde por cerca de 20% do total arrecadado somente em Santa Catarina e chega a 30% em alguns outros estados.

É importante lembrar que a obrigatoriedade do MVC depende de cada estado. Santa Catarina é pioneira e os postos têm até dezembro de 2018 para instalarem o equipamento.

Diante disso, fica a dúvida de como escolher o fornecedor de MVC.

O que é preciso saber para melhorar a gestão administrativa e gestão de estoque do seu posto?

O MVC compartilha a base tecnológica dos equipamentos já existentes, porém trata-se de um produto totalmente diferente do vendido atualmente, já que esse equipamento conta com elementos que trazem segurança para o armazenamento dos dados das movimentações de combustíveis nos postos.

Dessa forma, ele consegue monitorar as entregas de forma automática e sem intervenção humana de produtos nos tanques bem como a saída dos mesmos por meio das vendas pelas bombas de abastecimento.

Isso significa que os dados da movimentação de combustível do seu posto serão transmitidos automaticamente e de maneira segura para a SEF/SC.

É importante ressaltar que o MVC deve obter certificação junto a um Órgão Técnico Certificador (credenciado junto ao CONFAZ).

Uma das premissas do MVC é sobre a necessidade do sistema identificar de forma autônoma entregas de produtos nos tanques - o que torna inviável a utilização do sistema de medição tipo pneumático.

Além disso, todas as comunicações entre os módulos e os registros de eventos do equipamento utilizam algoritmos de criptografia e assinatura digital, semelhante ao que é utilizado nos cartões de crédito.

Veja os principais requisitos técnicos que o MVC deve minimamente atender:

  • Cumprir as funções primárias de Medição de Estoque e Monitoramento Ambiental
  • Suportar no mínimo 12 compartimentos de estocagem de combustíveis
  • Detectar automaticamente as entregas de produtos nos tanques
  • Capturar todas as transações de vendas de combustíveis
  • Registrar todos os eventos definidos pela legislação em memória inviolável
  • Transmitir as informações armazenadas via Internet para a SEF/SC

Fique atento a esses requisitos técnicos e busque um parceiro que esteja capacitado a fornecer um equipamento de qualidade para o seu posto.

Postagens Relacionadas

Solidariedade em Ação | Vontier Cares 2024

Fatalidades exigem reação imediata para reduzir os danos ao ambiente e principalmente às pessoas. Por isto, este ano, adiantamos nosso Vontier Cares, tradicionalmente realizado no mês de outubro de cada ano, para concentrar nossos esforços em favor das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

Conheça e participe da Webinar Academy      By GVR

Estamos lançando a Webinar Academy By GVR, uma iniciativa remota que visa compartilhar conhecimento e apoiar o crescimento dos negócios de nossos clientes e parceiros.

Tecnologia e inovação para proprietários de postos

Entre os dias 7 e 9 de maio, a Gilbarco Veeder-Root esteve presente na Convenção Shell 2024. O evento aconteceu no Hotel Iberostar Praia do Forte, na Bahia, com o tema “Paixão que movimenta o nosso negócio”.