All Posts

Montar ou comprar um posto de gasolina?

Quem administra postos de combustíveis e compreende as dinâmicas do mercado em que trabalha sabe que postos de gasolina são propriedades que podem ser negociadas como um outro imóvel qualquer. A compra e venda de postos é uma prática comum e que vez ou outra é adotada por redes ou proprietários que pretendem expandir seus negócios.

Por falar em expansão dos negócios, comprar um posto é melhor do que montar um novo empreendimento? Esta pergunta é exatamente o tema central do nosso novo post.

Nossa equipe separou abaixo algumas vantagens e desvantagens de se comprar um posto pronto ou construí-lo do zero. Nosso objetivo é ajudar você a decidir pela melhor escolha para o seu modelo de expansão dos negócios. Confira!


Vantagens de montar um posto 

Sem dúvidas a grande vantagem de começar um posto do zero é o menor investimento a ser feito de uma só vez. Como construir um empreendimento desse porte leva tempo, o investimento em obras e equipamentos ocorre de forma gradual. Da mesma forma, após a abertura do posto, o incremento das vendas ocorre dia após dia de forma que os investidores possuem um prazo maior para integralizar o capital de giro necessário, principalmente no que se refere ao estoque de combustíveis e demais produtos.

Outra vantagem relacionada aos valores é o fato de que na precificação de um posto novo não “entra na conta” a carteira de clientes, uma vez que o volume mensal de venda de combustível de um posto é um dos principais fatores que determinam o custo de aquisição, ou seja, em um novo posto, este custo de aquisição do negócio não existe.
Além das questões financeiras, começar um posto do zero dá liberdade para dimensionar melhor o tamanho do empreendimento. Em um local em que o movimento não é muito grande, não há porque gastar muito com a aplicação com várias bombas, por exemplo. No caso de um posto já pronto, qualquer mudança na planta vai exigir reformas, algo que encarece um pouco mais o custo final da aquisição.

Desvantagens de montar um posto

Ao montar um novo posto, os gestores podem - e devem - realizar uma prospecção de vendas e uma análise do cenário local para então dinamizar fatores como estoque, número ideal de funcionários e o capital de giro envolvido no primeiro mês de atividades. O problema é que, mesmo com todas as análises, o mercado pode reservar surpresas que afetam o que foi planejado. No começo das atividades de um posto, a gestão vai trabalhar com uma expectativa e não um número sólido, por isso, é preciso ser bem cauteloso no início das operações. Leva um tempo até o posto entender a real dinâmica do mercado em que está inserido e quais são as necessidades imediatas do negócio.

Outro fator a se considerar são as licenças necessárias para a abertura de um posto. A revenda de combustíveis é algo controlado e fiscalizado de perto por órgãos ambientais, prefeitura, ANP e tantas outras. Tanta fiscalização significa que o posto precisa se adequar aos procedimentos burocráticos, como a emissão de alvarás e a realização de vistorias. Muitas vezes o posto está pronto para funcionar, mas não pode abrir as portas devido a algum entrave com documentação, e isso gera muitos prejuízos. É claro que um bom time de assessoria (contábil, jurídica e técnica) resolve este tipo de problema com eficiência, porém, nem sempre é fácil se desvencilhar das armadilhas da burocracia.

Vantagens de comprar um posto

Quem opta pela compra de um posto já pronto irá encontrar como principal vantagem o fato de estar adquirindo um negócio já estabelecido. Isso significa que os gestores terão menos trabalho para reestruturar as operações. Alguns prestadores de serviços importantes (vigilantes, contadores e empresas que realizam ações como manutenção de equipamento e controle e segurança no trabalho) já estão envolvidos com a realidade do posto e é possível preservar os contratos de prestação de serviços, mesmo com a mudança na direção do estabelecimento. Essa manutenção dos fornecedores é uma grande ajuda e elimina a necessidade de buscar fornecedores, algo que toma tempo e requer muito cuidado.

Outra vantagem interessante em se adquirir um posto é que ele está pronto para operar logo após a compra. Diferente de um novo estabelecimento, que precisa se preocupar em emitir os documentos necessários e passar por todos os trâmites de fiscalização e controle. Fora esses detalhes, vale ressaltar que um posto em operação possui dados consolidados sobre vendas, movimento e fluxo de caixa, o que elimina a incerteza financeira dos primeiros meses de operação (caso que é presente nos postos novos, conforme você pode acompanhar nos primeiros tópicos desse post).

Desvantagens de comprar um posto

Quando se compra um posto operando, os novos donos adquirem um passivo legal, ambiental, tributário, trabalhista etc. Isso significa que os novos donos podem arcar com problemas iniciados na antiga gestão. Como exemplo podemos citar uma ação trabalhista movida contra o estabelecimento.

Mesmo que os donos tenham mudado, a justiça considera que os novos gestores têm conhecimento sobre a realidade do estabelecimento que acabaram de adquirir, ou seja, todo e qualquer problema judicial será arcado pela nova administração.

Esta realidade nos faz lembrar de um outro problema que pode acompanhar a compra de um posto pronto: as surpresas. Infelizmente, ao negociar algo da magnitude de um posto de gasolina, muitos proprietários mascaram alguns problemas com o objetivo de vender o negócio o mais rápido e fácil possível.

Este tipo de conduta é extremamente questionável, mas infelizmente pode acontecer. Por isso, quando um grupo de investidores decide por comprar um posto já em operação, é muito importante avaliar muito bem aspectos fundamentais como a saúde financeira e a situação na justiça. Caso os novos donos não façam uma boa vasculhada, futuras surpresas desagradáveis podem comprometer o andamento dos negócios.

Essas são algumas informações importantes que precisam ser levadas em consideração na hora de decidir entre comprar um posto já pronto para operar ou começar a montar um novo empreendimento. Lembre-se que tomar uma atitude sensata e estudada a fundo evita grandes abalos financeiros e aumenta as chances de sucesso do seu negócio, por isso, pense bem antes de bater o martelo!

Postagens Relacionadas

Prorrogação do prazo para instalação do Sistema de Recuperação de Vapores

A Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego nº 1.146 de julho de 2024, alterou o cronograma de instalação dos Sistemas de Recuperação de Vapores (SRV) em postos de combustíveis. O objetivo dessa medida é reduzir a emissão de vapores nocivos, como o benzeno, durante o processo de abastecimento, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os frentistas e outros profissionais do setor.

Mais uma participação de sucesso da Gilbarco Veeder-Root na ExpoPostos 2024

Nossa presença na ExpoPostos 2024 foi marcada por mais um êxito, consolidando nossa posição no maior evento do setor de combustíveis e lojas de conveniência da América Latina. Durante os três dias de evento, recebemos um público interessado e engajado, atraído pelas inovações que apresentamos para otimizar as operações de postos de combustíveis.

A Nova Resolução ANP 968/24 e como podemos ajudar seu posto

Se você é gestor ou proprietário de postos de combustíveis, que comercializa diesel, e está se perguntando o que mudou com a nova Resolução ANP 968/24, está no lugar certo. Vamos explicar de forma simples e direta o que é essa resolução, quais são as suas exigências e como os sistemas de medição e monitoramento podem facilitar a sua vida.