All Posts

Por que ter a gestão automatizada em postos de combustível?

Qual a variação de estoque que você tem no seu posto de combustível? Como você faz a gestão desse estoque? Se você se utiliza de controles manuais para gerir seu estabelecimento, pode estar sofrendo perdas de combustível (e financeiras), sem contar o desperdício de tempo no deslocamento de um operador para uma tarefa que não agrega valor na venda do combustível.  

Sempre é difícil admitir que está perdendo dinheiro, até que o prejuízo não seja, de fato, comprovado. O ponto é que com a medição manual, por meio da régua, é quase impossível garantir um nível de variação de estoque menor do que o 0,6%, aceitável perante a lei.

E mesmo que nos registros os números indiquem que os valores estão dentro do nível aceitável, quem nos atesta que estes dados são confiáveis?

Como o volume de combustível movimentado em um posto de serviço é alto, é natural que o proprietário não note claramente eventuais perdas. Se  houver o desvio de, por exemplo, 50 litros de gasolina por dia, possivelmente o gestor pode pensar se tratar de uma perda natural da operação, seja ela causada por evaporação, pequenos vazamentos, diferenças decorrentes de bombas sem a calibração correta e/ou divergências nas entregas de combustível.

Automação de posto: torne sua operação mais eficiente

A automação do posto é a melhor maneira de aumentar a eficiência operacional do seu estabelecimento e reduzir as perdas. Ao utilizar um sistema de medição e monitoramento ambiental, por exemplo, você terá o controle exato da quantidade de combustível que foi descarregada, sem necessitar deslocar um funcionário para realizar o acompanhamento da entrega e se mantendo livre de eventuais desvios e erros.

Vale ressaltar também que a nova regulamentação do Ministério do Trabalho (Anexo 2 da NR9), determina que o operador do posto não pode ter contato com o produto no processo de medição. Isso faz com que realmente o posto de combustível tenha a necessidade de possuir um sistema de medição de tanques.

Como o sistema opera 24 horas, você passa a ter uma gestão contínua do negócio. Se existir uma descarga de combustível programada para acontecer de madrugada ou à noite, o sistema acusa em tempo real a movimentação realizada e você terá a informação registrada no console, podendo acessá-la remotamente, pelo e-mail ou pelo acesso do próprio console, a qualquer momento.

Essa é a melhor forma de eliminar as possíveis variáveis de incerteza na operação do seu posto de combustível. Qualquer centavo a mais que seja poupado significa maior lucratividade.

Portanto, considerar a automação do posto é o primeiro passo para reduzir custos e ter uma operação mais rentável. Considere a implementação da medição eletrônica para ter uma gestão mais eficiente e garantir que não está sofrendo perdas financeiras e nem poluindo o meio ambiente.

 

Postagens Relacionadas

Gilbarco Veeder-Root celebra os 30 anos da Brasilcom

Participamos do evento que celebrou os 30 anos da Brasilcom, reforçando a parceria construída ao longo de quase uma década com a associação que representa distribuidoras regionais de combustíveis em todo o país. Realizado em clima de comemoração e reconhecimento, o encontro reuniu lideranças e profissionais do setor para destacar a trajetória de sucesso da Brasilcom e seu papel estratégico no mercado de distribuição de combustíveis.

Seu posto está preparado para as adequações ao Sistema de Recuperação de Vapores

Apesar das regulamentações sobre a Recuperação de Vapores (SRV) em postos de combustíveis já estarem em vigor, ainda existem muitas dúvidas no setor sobre o processo de adequação. Vamos, então, esclarecer as informações essenciais para ajudar na conformidade do seu posto de combustíveis com as novas exigências.

TLS Express: a solução acessível para monitoramento de estoque de combustível no seu posto

Para quem gerencia postos de combustíveis, manter o controle preciso dos estoques é essencial. Pensando nisso, a Gilbarco Veeder-Root apresenta o TLS Express, uma solução acessível e eficiente para o monitoramento de combustíveis, criada para facilitar a rotina de pequenos e médios postos que antes não conseguiam acessar tecnologias mais avançadas devido aos altos custos.