As mineradoras enfrentam desafios únicos, especialmente no que diz respeito à gestão de combustível de suas frotas. Com operações que demandam alta eficiência e precisão, é crucial que os gestores utilizem equipamentos que garantam o controle rigoroso do estoque deste insumo.
O combustível representa até 37% dos custos operacionais da frota, e as perdas podem variar entre 3% e 10% mensalmente. Um prejuízo relevante que impacta diretamente a eficiência e o caixa da operação.
Mas, quais são os principais problemas? Vamos lá, no topo da lista vale mencionar:
Automação é a Solução
Sim, claro: a automação alavanca rentabilidade e agilidade em praticamente todas as áreas de negócios. Porém, como selecionar e implantar os equipamentos mais adequados às necessidades da sua operação?
Vamos ajudar.
Pense numa plataforma moderna baseada em arquitetura SaaS (Software as a Service), projetada para otimizar a gestão de abastecimento e controle de frotas de forma segura e eficiente que funciona em qualquer conexão de internet e que ofereça os seguintes recursos:
Todos esses recursos estão presentes em FuelONet Prime, plataforma desenvolvida com uma arquitetura de serviços web que utiliza um banco de dados que agrega flexibilidade, escalabilidade e adaptabilidade a aplicativos modernos. Esta solução permite o monitoramento em tempo real de todas as atividades dos postos industriais, incluindo abastecimentos, níveis de combustível e conciliações de inventário. Também gera alarmes para transmitir informações críticas e operacionais, trabalhando proativamente para eliminação de desperdícios e aumento da segurança operacional. O sistema fornece, ainda, uma série de relatórios que cobrem as operações no local, incluindo módulos de rendimento, gestão de estoque fixo e circulante, dentre outros.
Automação e Controle
Mais? A Gilbarco Veeder-Root fornece, também, sistemas avançados de medição e monitoramento ambiental, como a telemetria Veeder Root, recursos que oferecem alta precisão e flexibilidade na gestão dos postos de combustível. Esses sistemas permitem:
Integração e Mais Segurança
Ao avaliar a implantação de novos equipamentos de automação, é fundamental levar em conta a facilidade de integração dos mesmos com outros sistemas. Os equipamentos da Gilbarco Veeder-Root são projetados exatamente levando em conta esta demanda.
Além da plataforma FuelONet, que permite a gestão centralizada de operações, integrando dados de diversos pontos de abastecimento e facilitando a reconciliação de informações, a solução Fuelopass – desenvolvida para identificação automática de veículos (AVI) utiliza tecnologia RFID para garantir que o combustível seja dispensado apenas para veículos autorizados. Na prática, isto significa a identificação do operador e veículos, monitoramento de abastecimentos e alertas sobre padrões de consumo anormais.
Todas as atividades são registradas em ferramentas robustas, capazes de gerar relatórios detalhados sobre transações, inventários e alarmes, auxiliando na tomada de decisões através da gestão eficiente e da eliminação de processos manuais propensos a erro
A implementação dos equipamentos Gilbarco Veeder-Root nas operações de mineração proporciona inúmeros benefícios, principalmente no que diz respeito ao controle de estoque de combustíveis. A solução FuelONet Prime se destaca por sua eficiência, segurança e confiabilidade, oferecendo às mineradoras uma ferramenta robusta para enfrentar os desafios de gestão de combustível. Além disso, recursos como a telemetria Veeder Root e a solução Fuelopass complementam a gestão eficiente, garantindo uma operação mais segura, econômica e integrada. Com essas tecnologias, é possível alcançar uma operação mais segura, eficiente e econômica, garantindo maior controle sobre um dos principais custos operacionais das mineradoras.
Sim! Entendemos que a opção e integração de todos estes sistemas pode parecer complexa, mas garantimos a eficiência e os resultados.
Precisa de mais informações? Nossos técnicos estão à sua disposição para auxiliar na escolha das opções mais adequadas para o seu negócio.