A ANP (Agência Nacional de Petróleo) juntamente com o Ministério do Trabalho e Ministério Público, Órgãos Ambientais, Procon e Institutos de Pesos e Medidas (IPEM) realizam com frequência fiscalizações em postos de combustível para avaliar a regularidade das operações.
No ano passado, somente no estado de Santa Catarina, cerca de 115 estabelecimentos foram multados em R$ 12 milhões por conta de irregularidades, considerando apenas o primeiro semestre do ano.Para que seu posto de combustível não entre nessa estatística, é importante atentar-se à regulamentação e às licenças de operação de posto necessárias para o funcionamento do negócio.
O primeiro passo para isso é buscar a orientação do Sindicato dos Revendedores de Combustível, que vai indicar quais são as licenças e documentações necessárias para garantir a viabilidade do funcionamento da sua operação.
Outro ponto importante é contar com consultorias jurídica e contábil especializadas no segmento para apoiá-lo em relação às questões legais do posto de combustível.
Além da documentação obrigatória no registro de qualquer empresa, para abrir um posto de combustível é necessário obter uma licença ambiental.
Isso porque os danos ambientais provocados pelo vazamento de combustíveis são bastante severos e a fiscalização é atuante.
É preciso seguir as regras do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), dos Órgãos Ambientais e da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e verificar junto à prefeitura ou ao Governo Estadual se há permissão para instalar o posto em determinado ponto.
Também deve-se:
Portanto, certifique-se de que seu posto de combustível está em dia com as documentações e licenças necessárias para o pleno funcionamento e evite o pagamento de multas ou o fechamento da operação por irregularidades.